30/01/2007

Lisboa… Cidade de sete colinas


LisboaCidade de sete colinas. Cada colina uma história, um local que acolhe, que cuida, onde cada um em sociedade ri, chora, cresce, trabalha.

A Cidade de Lisboa tem os seus problemas, que muitas vezes são similares aos de outras cidades. Há que aprender, há que passar testemunhos. Mas para além de problemas tem beleza, tem gente que lhe dá vida.

“Os Verdes” em Lisboa estão atentos às dificuldades que vão surgindo, propõem soluções, lutam. Juntam-se às populações nos seus momentos mais difíceis, nas suas festas, nas suas vidas. Somos todos iguais e todos sentimos a cidade de formas diferentes… Mas todos aqui vivemos, todos somos acolhidos pela cidade.

Mas há que manter os olhos bem abertos, porque nem tudo é mau. Lisboa é bela! Há que olhar os edifícios antigos de alto abaixo, espreitar pelas portas e janelas. Já repararam nos desenhos que outrora usavam no topo dos prédios? Já repararam que atrás de cada janela há vida?

Lisboa é bela! Há jardins com árvores que ali vivem há muitos anos, que presenciaram aspectos da nossa história que se tendem a esquecer. Há flores que inundam o ar com perfume. Há folhas no chão que fazem as alegrias das crianças que rodopiam como o vento.

Lisboa é bela! Desde o Castelo de São Jorge ao Rio Tejo, locais de eleição de namorados, que sonham, que desejam, que têm expectativas.

Lisboa é bela! Há que preservar. Há que admirar. Há que melhorar.

Lisboa… cidade de encantos, de cantos cheios de música, de gente que lhe dá vida.

Esta cidade é minha! Minha e de muitas outras pessoas, de gentes que aqui nasceram, de outras que para aqui vieram em busca de melhor vida. Gentes que vêm de sítios remotos, que se rendem à sua beleza, à história que ecoa em todos os locais.

Não podemos ser egoístas e pensar que se não cuidarmos da cidade esta própria tem vida para se manter e defender. Temos de pensar que hoje estamos aqui nós e amanhã estarão outros que também têm o mesmo direito de usufruir das belezas de Lisboa.

Vamos ser sempre uma voz activa, defensora. Vamos estar em alerta para que Lisboa seja sempre… a Lisboa de sempre!

Sem comentários: