21/03/2007

Cidade do Meio Ambiente nascerá em Soria

"A Cidade do Meio Ambiente é um projecto urbano concebido com uma perspectiva holística e servirá como um exemplo da aplicabilidade real das mais avançadas propostas em matéria ambiental. Situar-se-á em Soto de Garray, muito próximo de Soria (Espanha). O Consorcio para a Cidade do Meio Ambiente recebeu o prémio “Ciudad, Urbanismo y Ecología 2006”.

Distingue-se de outros projectos porque se fundamenta em critérios de sustentabilidade: respeito pelas características naturais da área onde se implantará, com cuidado pela topografia e melhoria do espaço arborizado, aplicação de práticas de arquitectura sustentável, sustentabilidade energética, soluções avançadas para a gestão da água e dos resíduos, mobilidade sustentável e actividades empresariais e industriais mais compatíveis e respeitosas para com o meio ambiente.

A superfície total ocupada será de 560 hectares e estará ordenada territorialmente em 8 áreas distintas. Cerca de 58% do espaço destas áreas estará dedicado a actividades culturais, desportivas e de lazer, 21% será ocupado por residências e 21% por actividades comerciais, de investigação e indústria".


Ora aí está um exemplo a ter em atenção.

Sem comentários: