26/03/2007

A dúvida dos plátanos

Desde Outubro de 2002 que a Comissão de Moradores do Bairro Azul vinha expressando ao Metropolitano de Lisboa (ML) e à Câmara Municipal de Lisboa (CML) as suas preocupações e recomendações relativamente às obras de prolongamento da linha vermelha em S. Sebastião da Pedreira e à salvaguarda dos plátanos no local.
Numa operação conjunta da CML e do ML, os plátanos do Bairro Azul foram podados e transplantados para a Praça de Espanha, onde podem agora ser vistos e “visitados”. “Apesar de não termos conseguido mantê-los na frente do bairro - onde estes nossos ‘amigos’ nos deram, durante tantos anos, aconchego e sombra fresca em dias de Verão e protecção do ruído e poluição intensos que existem neste local -, eles não foram abatidos, como era seu destino há muito anunciado” 1.
Depois dos contactos que mantiveram, das campanhas de sensibilização, do abaixo-assinado, dos cartazes, dos artigos e entrevistas publicados em órgãos de informação e no site do bairro, os moradores consideram estar de parabéns por os plátanos do Bairro Azul terem sido salvos.
Ninguém duvida que valeu a pena a luta pelos plátanos e, sobretudo, pela mensagem que ficou - a de que este exemplo pode e deve ser seguido noutras zonas da nossa cidade. Mas, estarão mesmo todos de parabéns? 2.
Recorde-se que o presidente da Junta a meio do percurso se terá “rendido aos argumentos do Metro”, achando muito estranho insistir-se na questão dos plátanos 3. E também que os moradores ainda no início deste mês se opunham ao seu transplante para a Praça de Espanha, o que causava celeuma porque “na Praça de Espanha não mora ninguém” 4, em vez de irem para o preferido lugar entre a Rua Fialho de Almeida e a Marquês da Fronteira.
Só os plátanos têm dúvidas, mas não se podem pronunciar. E havia excelentes motivos ambientais para esse argumento, agora derrotado: servirem de barreiras à poluição atmosférica e sonora da zona. Mas não foi o que sucedeu.
Os moradores continuam também a exigir que lhes “seja devolvida a qualidade de vida”, com a criação de percursos pedonais e a plantação de árvores, a instalação de mais passagens para peões, o reforço da segurança nas passadeiras, a diminuição do número de faixas de rodagem, a redução forçada da velocidade máxima permitida para os 30 quilómetros/hora e defendem, acima de tudo, que o Bairro Azul seja classificado como “conjunto urbano de interesse municipal” 5.

1. Ver o URL
http://reabilitarbazul.blogspot.com/2007/02/vm-as-obras-do-metro.html
2. Comissão de Moradores do Bairro Azul, Público 25.03.2007
3. “Linha vermelha do Metro coloca plátanos em risco, DNotícias 2006-10-20
4. “Bairro Azul recusa ficar sem os plátanos”, JNotícias 2007-03-035. Ver os URLs
www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1250708&idCanal=76 e http://jn.sapo.pt/2006/03/15/sul/bairro_azul_quer_percursos_pedonais.html e http://cidadanialx.tripod.com/bairroazul.html

Sem comentários: