15/03/2007

Milhões para reabilitação urbana

O Banco Europeu de Investimentos (BEI), que tem por objectivo promover o investimento e a cooperação económica entre os Estados-membros, procurando financiar projectos que contribuam para o desenvolvimento equilibrado da União Europeia, assinala hoje 20 anos da sua presença em Portugal.
A data é marcada pela concessão de um empréstimo de 200 milhões de euros ao Instituto Nacional da Habitação (INH), através da assinatura de um contrato com os Ministérios do Ambiente e das Finanças, e que tem em vista acções de reabilitação urbana em Lisboa e no Porto. De início, o projecto prevê a intervenção em mais de oito mil fogos e um investimento superior a 57 milhões de euros.
Para já, os investimentos previstos pelas sociedades de reabilitação urbana Porto Vivo e Lisboa Ocidental elevam-se a 1500 milhões de euros até 2009. Estes projectos de reabilitação pretendem dinamizar o mercado de arrendamento e repovoar e rejuvenescer os centros históricos das cidades. “As zonas objecto de intervenção urbana têm mais de 1,5 milhões de metros quadrados de área bruta construída e incluem mais de dez mil fracções, habitacionais e edifícios não residenciais” 1.
Embora o INH, que será substituído pelo futuro Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, refira que o objectivo é o de “assegurar níveis de habitabilidade duradoiros”, reconhece desde já que será muito difícil "enumerar o conjunto de edifícios devolutos em Lisboa e Porto" 2.
Amanhã, o BEI acolherá uma Conferência que marca o seu aniversário reunindo “plus de 300 hauts représentants des pouvoirs publics, du monde de l’entreprise et des milieux bancaires du Portugal et d’ailleurs” 3.
Será que apesar de tão numerosa comitiva, ninguém conseguirá ajudar o INH a encontrar os tais devolutos edifícios de Lisboa?

Sem comentários: