20/04/2007

Abate de Árvores no Campo Pequeno

O Partido Ecologista "Os Verdes" apresentou um requerimento sobre o abate de árvores no Campo Pequeno, acção que consideram revestida de muitas dúvidas.



Requerimento:

Abate de árvores no Campo Pequeno

Ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar junto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa no sentido de me ser facultada a seguinte informação.

Desde o início das obras do Campo Pequeno, foram dadas garantias pelo Departamento de Espaços Verdes da CML, que todo o processo, dadas as suas características iria ser seguido permanentemente por técnicos daquele serviço, e que o coberto vegetal da Praça estaria sempre assegurado e garantida a integridade de todas as árvores ali existentes.

Considerando que, os espaços verdes são fundamentalmente um factor de conforto, amenidade do ambiente e valor estético, que permitem contribuir para a melhoria da qualidade do ar.

Considerando que a CML já iniciou os trabalhos de abate de 97 plátanos existentes no jardim Marquês de Marialva, junto à praça de touros do Campo Pequeno.

Requeiro nos termos regimentais aplicáveis a seguinte informação:

1 - Uma vez que foram dadas garantias desde o início da obra de que todo o coberto vegetal seria assegurado e protegido, e tendo esta sido supostamente acompanhada por técnicos do Departamento de Espaços Verdes da CML, como é que foi possível deixar danificar de forma irremediável um tão elevado número de árvores devido às referidas obras?

2 - Se as árvores a abater se encontram localizadas nas alamedas envolventes ao referido jardim, qual a razão para as suas raízes se encontrarem danificadas pelas obras?

3 - Que diligências foram desencadeadas pela CML no sentido de responsabilizar o empreiteiro que procedeu às obras que danificaram as árvores?

4 - Considerando o valor patrimonial do coberto vegetal já abatido e a abater, qual o destino que lhe vai ser dado e que compensação se prevê seja oferecida por essas árvores?

5 - Para quando prevê a CML o início da requalificação do Jardim do Campo Pequeno e a correcta reposição dos seus espaços verdes?

Assembleia Municipal de Lisboa, 20 de Abril de 2007

O Grupo Municipal de “Os Verdes”

Sem comentários: