27/04/2007

Comércio justo

Nos dias 11, 12 e 13 de Maio, Lisboa vai acolher o primeiro Fórum de Comércio Justo. A iniciativa vai decorrer no Jardim da Estrela, o “local ideal para um evento ao ar livre que pretende ser uma forma diferente para sensibilizar o consumidor”, refere a Associação para a Promoção do Comércio Justo, que organiza o fórum.
A diferença desta iniciativa passa pela realização de oficinas para crianças e jovens, projecção de filmes e documentários, concertos, debates com os produtores e organizações convidadas, uma feira e um bar solidário. “O grande objectivo é sensibilizar as pessoas para a existência do comércio justo, que é uma alternativa ao comércio industrial”.
No Fórum de Comércio Justo vão estar dois produtores brasileiros, que falarão das suas experiências na produção de brinquedos educativos não-tóxicos e de chá mate. “A escolha dos produtores brasileiros foi pela facilidade da comunicação, que ajuda a aproximar o consumidor a quem produz os alimentos - a ideia principal do fórum”, afirma a responsável da Cores da Globo. “O objectivo é conhecer os produtores, saber quem são e quais as histórias por trás de quem faz do comércio justo a sua vida”.
Em Portugal, a ideia de comércio justo ainda não é muito conhecida. O conceito assenta numa rede comercial nacional que trabalha com produtores das zonas mais pobres do mundo que faz com que os seus produtos cheguem aos países mais desenvolvidos, como é o caso português. Só existem dez lojas de comércio justo espalhadas por todo o país. “Ainda há um grande caminho a percorrer. O que temos de ter em mente é que todos podemos optar (e) o fórum é uma ajuda à sensibilização do consumidor nessa opção”.
Segundo a Cores do Globo - Mercearia do Mundo http://coresdoglobo.org -, há dez lojas de comércio justo em Portugal. A ideia deste fórum é aproximar o consumidor a quem produz os alimentos. A opção é do consumidor. Ver o programa dos dias 11, 12 e 13 de Maio nos links diários do URL www.forum-cj.org/#

Sem comentários: