11/04/2007

Noisy Fields of Cream

O festival Creamfields, um evento musical criado há dez anos no Reino Unido, promete, para o dia 19 Maio, 16 horas ininterruptas de música para as 30 mil pessoas que adquirirem bilhete para o espectáculo e ruído completamente grátis para os moradores de toda a zona envolvente, Areeiro, Av. dos EUA, Marvila e Olaias incluídos.
A proposta que será discutida hoje pelo executivo em reunião de Câmara pressupõe a isenção de taxas municipais à organização do festival de música Creamfields, estimadas em cerca de 3,5 milhões de euros, “na sequência da ocupação da via pública pelo período compreendido entre 5 e 31 de Maio de 2007”, ou seja, do Parque da Bela Vista, em Marvila 1.
O cartaz integra 53 artistas portugueses e estrangeiros, dos quais não consta, com toda a certeza, o movimento de cidadãos em defesa do Parque da Bela Vista. Os moradores classificaram mesmo como “caricato” a intenção da CML de isentar do pagamento de milhões de euros em taxas a organização do festival Creamfields (ou Fields of Noise?).
Por isso, um comunicado divulgado pelo recém-criado Observatório do Parque da Bela Vista considera mesmo que “imoral é pouco para se definir o tratamento privilegiado que se pretende dar a alguém que, objectiva e inexoravelmente, irá degradar um espaço público”. Para o movimento de cidadãos “é uma vergonha colocar-se sequer à discussão a possibilidade de se isentar o promotor do festival”, pois “parece-nos caricato que a CML acene com um protocolo como justificação dessa isenção, sabendo-se, como se comprova no local, que semelhante protocolo com o organizador do Rock in Rio de 2006, não está, nem estará nos tempos mais próximos, minimamente cumprido pela parte que toca ao promotor” 2.
Segundo o vereador, “este pedido de isenção é sustentado pelos dividendos que a realização do evento Creamfields na cidade de Lisboa trará em termos de animação (??) da capital, bem como para a divulgação do nome e da imagem (??) da cidade em Portugal e no mundo”, pois “é comum os municípios oferecerem este tipo de condições de forma a atrair a si eventos de grande escala”, sublinhando que “a alternativa à não isenção de taxas municipais é não ser realizado qualquer evento na cidade de Lisboa” !!
O protocolo a celebrar com a empresa Smart Events, que organiza o evento, “exige o pagamento de contrapartidas por parte da promotora do festival Creamfields, que serão aplicadas directamente na execução do projecto de requalificação do Parque da Bela Vista, através da construção de um Skate Park”. Em que moldes? Segundo o protocolo, cabe à organização “proceder à realização da requalificação do parque de acordo e nos termos exactos do projecto de requalificação efectuado pela Câmara Municipal de Lisboa até ao montante de 175.000 euros”.
Porém, fonte da organização do Festival já afirmou à comunicação social que este valor não corresponde ao montante previamente acordado com a CML, reiterando que não foi esse o valor inicialmente acordado, acrescentando que “as questões foram concertadas desde Setembro do ano passado, com reuniões na Câmara, com actas. O valor era diferente” 3.
De todas estas cedências a promotores a única coisa certa que resulta - é a experiência que o demonstra - é que o Parque da Bela Vista corre o risco de a muito breve trecho ser cada vez menos um local aprazível para utilização dos lisboetas. E isso é lamentável.
Onde estão os sonhados “Strawberry Fields forever” ? 4

2. Ver http://observatorioparquebelavista.blogspot.com/2007/04/possvel-iseno-de-taxas-comunicado.html
3. Lusa, SIR-8907933 e "Creamfields não quer pagar 175 mil euros à Câmara", Público 2007-04-10
4. "Let me take you down, 'cause I'm going to Strawberry Fields.
Nothing is real and nothing to get hung about.
Strawberry Fields forever
". Lennon-McCartney

Sem comentários: