31/05/2007

Dia Mundial sem Tabaco


Dados revelados pela Organização Mundial de Saúde alertam para uma realidade nada animadora: a cada oito segundos morre uma pessoa de doença relacionada com o consumo de tabaco 1.
No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que hoje se assinala, a Respira - Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas - constata que, em Portugal, os sintomas associados às doenças causadas pelo tabagismo estão a ser ignorados por médicos e fumadores. Tosse e expectoração, falta de ar, cansaço, são condições vividas diariamente por muitos fumadores, mas que estes negam e subvalorizam associando estes sintomas ao envelhecimento ou à falta de exercício físico. Não revelando estes sintomas ao seu médico, o diagnóstico fica dificultado por parte dos profissionais de saúde.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma das doenças respiratórias crónicas causadas pelo tabaco. Estima-se que em Portugal exista já meio milhão de portugueses com esta patologia, que muitos ainda desconhecem. A partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas não fazem o rastreio, permanecendo sub-diagnosticados até uma altura em que já pouco pode ser feito para a travar. Em fase avançada, as doenças respiratórias crónicas fazem com que as simples tarefas do dia-a-dia, tais como tomar banho, fazer a barba, subir escadas, se tornem muito difíceis de realizar. Cerca de 80% das situações clínicas da DPOC são provocadas pelo tabaco e muitos destes doentes vivem dependentes da Oxigenoterapia de Longa Duração (OLD) 2.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a cada oito segundos morre uma pessoa com uma doença relacionada com o tabagismo e, caso os padrões actuais se mantenham, este número poderá duplicar em 2020, chegando a 10 milhões de mortos por ano. Subordinada ao tema “Criar com prazer ambientes 100 por cento livres de fumo” (zero por cento de fumo, 100 por cento de liberdade), é lançada uma campanha mundial este ano que pretende chamar a atenção para o direito a ambientes livres de fumo e a um ar limpo e saudável.
E Portugal aproveita para lançar este ano uma campanha nacional nas unidades de saúde e farmácias dirigida aos fumadores que queiram deixar de fumar. Enquanto o Governo português vai procedendo à revisão de legislação sobre o tema, em Lisboa, nesta 5ª fª, o Hospital de Santa Maria vai promover um encontro durante todo o dia dedicado ao assunto “ambientes livres do fumo de tabaco”. O Conselho de Prevenção do Tabagismo decidiu também marcar a efeméride com o seminário sob o tema “Tabaco e Ambiente - um desafio do futuro”, que conta com a participação de várias universidades do norte. O Dia Mundial sem Tabaco será ainda assinalado no Centro Hospitalar da Cova da Beira, com acções de sensibilização e educação para a saúde de utentes e colaboradores daquela unidade de saúde. As unidades de saúde e as farmácias vão também criar esta 5ª fª uma ‘Zona para Fumadores’, no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco que se assinalará um pouco por todo o país, com informação especializada de apoio e motivação ao fumador 3.
Nas unidades de saúde haverá um reforço da avaliação médica, apoio, tratamento e seguimento de todos os que querem deixar de fumar. Informação não falta e os fumadores terão ainda a oportunidade de medir o nível de monóxido de carbono no ar que expiram, através de rastreios, sendo dirigidos para a consulta de cessação tabágica da sua zona de residência em função do resultado do exame. Exames que serão inclusive levados a cabo em hospitais, universidades, estações de Metro e supermercados de Lisboa para medir os níveis de monóxido de carbono expirados pelos fumadores e que tanto afectam os não fumadores. No entanto, os vendedores da indústria do tabaco, com um negócio de biliões de dólares em risco, mostram apenas pessoas fortes, saudáveis e de sucesso durante os anúncios 4.


Sem comentários: