24/05/2007

Dimensão urbana das políticas comunitárias

A Comissão Europeia anunciou hoje o lançamento de um guia elaborado pelo grupo de desenvolvimento urbano da Comissão Europeia, dirigido aos responsáveis municipais das cidades europeias para os informar sobre as políticas e ajudas comunitárias que as suas localidades podem beneficiar.
“Para governar optimamente uma cidade esta tem que estar bem informada. Estou segura que este guia, o primeiro do tipo, será um contributo chave nesse sentido e ajudará a tornar mais atractivas e competitivas as urbes europeias”, sublinha a comissária europeia de Política Regional.
Esta ferramenta, intitulada “The urban dimension in Community policies for the period 2007-2013”, explica com detalhe as políticas comunitárias que afectam as cidades, assim como os recursos económicos que oferece a UE, como os fundos de coesão do Fundo de Desenvolvimento Regional e Fundo Social Europeu.
A cultura, juventude, saúde, ambiente, transportes urbanos, eficiência energética, segurança urbana, ajudas estatais e serviços ao cidadão são algumas das áreas desenvolvidas neste guia, que comenta e põe em contexto cada iniciativa comunitária e a viabilidade da sua aplicação municipal.
Fazia bem a ‘Lisboa’ consultar este guia, o qual pode ser acedido no URL
http://ec.europa.eu/regional_policy/sources/docgener/guides/urban/index_en.htm.

Sem comentários: