01/07/2007

Aeroporto da Portela é o quarto pior da Europa

O aeroporto da Portela, em Lisboa, foi considerado como o quarto pior da Europa que mais população afecta, uma situação que se fica a dever ao enorme ruído produzido.
Esta classificação teve por base um estudo da organização não governamental britânica, Greenskies 1, que elaborou uma escala sobre os efeitos dos aeroportos na saúde das populações com base num relatório da União Europeia de 2005.
De acordo com o estudo, cerca de 180 mil habitantes residentes na área da Grande Lisboa são afectados pelo funcionamento do aeroporto da Portela.
Ao nível da Europa, o aeroporto de Heathrow, em Londres, lidera a tabela, afectando a saúde de 504 mil pessoas, seguido de Tegel, em Berlim, com 360 mil, e Charles de Gaulle, em Paris, com 216 mil. Os aeroportos de Orly, em Paris, e de Hamburgo, na Alemanha, surgem a par com Lisboa, afectando igualmente 180 mil pessoas 2.
O grupo municipal de “Os Verdes” na Assembleia Municipal de Lisboa bem tem chamado a atenção para esta situação. Logo em Dezembro de 2005, apresentou uma Recomendação em que alertava a CML e o Governo para a ausência de “Estudos sobre o impacto ambiental na saúde pública e riscos do Aeroporto Internacional da Portela”, na qual apelava para que fossem “efectuados e tornados públicos estudos de impacto ambiental - sobre o ar, o ruído e a monitorização da contaminação de solos e água subterrânea -, bem como de avaliação do risco de acidente aéreo na área de influência do Aeroporto Internacional da Portela”.
A deliberação seria aprovada por maioria por todas as bancadas, apenas com a abstenção do PSD, mas nunca as entidades competentes realizaram ou apresentaram esses estudos de saúde pública ao órgão deliberativo do município lisboeta. Até hoje…

Sem comentários: