12/07/2007

Autoridades Metropolitanas de Transportes aguardam por Lisboa

A Secretária de Estado dos Transportes anunciou ontem no Parlamento que o processo de discussão do novo modelo das Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMTs) estará concluído depois das eleições para a CML e que o ante-projecto do diploma legal que cria as AMTs e aprova os respectivos estatutos já seguiu para parecer das Juntas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Adiantou que as AMTs serão a única entidade a coordenar as políticas públicas que influenciam a mobilidade metropolitana.
“Esta efectiva coordenação só se conseguirá se, para além da descentralização de competências a operar pelo Governo, houver igualmente uma delegação das competências de gestão do estacionamento e da via pública de impacte metropolitano por parte das autarquias da futura AMTs”, salientou.
A oposição foi porém unânime ao referir que o executivo já poderia ter resolvido a questão das AMTs há já algum tempo e lamentou que o Governo justifique o atraso com as eleições intercalares para a CML. Como o Governo não adiantou datas, “Os Verdes” lamentaram que “não se conheça quando vão entrar em funcionamento as Autoridades Metropolitanas de Transporte”.
Falta saber se, como se está em época de campanha e promessas, o anúncio lhe tomou o gosto eleitoral.

Ver
www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=831544&div_id=291

Sem comentários: