10/07/2007

Barulho mata mais do que poluição do ar

Portugal é o terceiro país mais afectado pelo ruído, provocado principalmente pelo tráfego automóvel. De acordo com os peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 27,4% da população portuguesa tem problemas de saúde motivados pelo ruído. Portugal fica apenas atrás da Holanda (34,7) e da Itália (34,1). O último lugar é ocupado pela Irlanda (9,7).
Os peritos da OMS apresentam no documento uma pirâmide em que pretendem representar os efeitos do ruído prolongado e persistente na população. “O stress é uma das principais consequências do ruído”. O barulho contínuo provoca problemas de saúde que se desenvolvem devido ao stress. De acordo com o estudo da OMS o ruído provocado pelo tráfego automóvel na União Europeia causa 40% mais mortes por ataques de coração e hipertensão do que a poluição do ar.
Além do som que as pessoas fazem quando comunicam, o estudo considerou como ruído ambiental o barulho provocado pelo tráfego rodoviário, comboios e aviões. Mas as actividades de lazer, como discotecas ou parques de diversão, também podem ser nocivas para o ambiente. Aliás, uma ida à discoteca pode ter desvantagens a longo prazo. “Se por um lado é feito por lazer e relaxa, os níveis sonoros podem ser motivadores de algum stress”.
As consequências citadas no relatório prendem-se, sobretudo, com os impactos causados nas doenças de coração, dificuldades de compreensão, surdez, zumbido nos ouvidos, distúrbios no sono e o incómodo sofrido no período de descanso. Estes distúrbios e sensação de na maioria das pessoas expostas levam ao aumento da produção de hormonas reveladoras de stress.
O processo de degradação da saúde, nomeadamente de quem vive nas grandes cidades, prossegue. As principais consequências vão desde o aumento da pressão do sangue, do colesterol, de coágulos e do excesso de açúcar no sangue, a diabetes. A hipertensão e os enfartes de miocárdio, que levam à morte, são as consequências mais dramáticas deste tipo de poluição.

Metro 2007-07-10, p. 2

3 comentários:

Unknown disse...

Olá boa tarde, tive o cuidado de ler o vosso artigo e alerto para outros tipo de barulho.
Mesmo em frente a minha casa em lisboa tenho o estaleiro do metro. Desde que as obras iniciaram o barulho não para. já por algumas vezes tivemos que alertar a polícia para tal facto , mas esta diz-se impotente para resolver o assunto porque é uma obra de cariz público.
Acontece que desde que iníciou o ano lectivo, isto seja a uma semana que não consigo dormir devido as "betonagens" que estas criaturas resolvem fazer durante toda a noite.
Sou professora, tenho que me levantar as 7 da manhã para estar todo o dia a trabalhar e neste momento encontro-me exausta cansada perdi o apetite e estou todo o dia com dores de cabeça.
Durante o período de férias era-me completamente indiferente neste momento começa a tornar-se insuportável.
Uma vez que a obra é pública não pode estar imune a legislação.Neste sentido solicito a vossa ajuda a nível legal
Aguardo a vossa resposta
Atenciosamente
Helen Pires de Lima Pacheco
limapacheco2007@gmail.com

ana disse...

eu axo istu uma estupidex klaru k os karros faxem barulho.
tipo as pexoas tb dixem k nao aguentam kom o barulho das discotecas se nao aguentam que vao la k ja ouvem akelas musikas.
eu axo k tenhu raxao .
mandaem um komentario a dixer xe tenhu raxao ou nao se nao tiver raxao porque

Anónimo disse...

Ana, podia repetir o seu comentario mas em Portugues, ou, se nao falar Portugues, em Ingles, Frances ou Suwahili, por favor? O blog e' um blog em portugues por isso e' uma falta de respeito deixa comentarios em lingua de extra-terrestres, que ninguem entende. Obrigado