28/07/2007

Fome por biocombustíveis

A corrida à produção de biocombustíveis está ao rubro em Portugal. No nosso país existem actualmente duas unidades com dimensão relevante - uma em Alhandra e outra em Torres Novas - a produzir com uma capacidade da ordem das 200 mil toneladas, que é toda comprada pela maior petrolífera nacional, a Galp. Uma produção que hoje garante o abastecimento de 3% do consumo nacional de combustíveis. Mas com vários outros projectos já anunciados, a produção nacional deverá aumentar para as 650 a 700 mil toneladas. Um valor suficiente para satisfazer a ambiciosa meta nacional de 10% para incorporação bio até 2010 e provavelmente até para exportar.
Na Europa, a meta de 5% terá de ser substancialmente reforçada nos próximos anos. Segundo estimativas da Europia (Associação Europeia das Petrolíferas), a União Europeia terá de garantir uma percentagem de 16% de biocombustíveis no consumo total de combustíveis rodoviários, se quiser cumprir a meta de redução de 10% das emissões de dióxido de carbono até 2020. O problema é que a Europa, e ainda mais Portugal, é altamente deficitária nas matéria-primas usadas no biocombustível, pelo que terá de recorrer à importação maciça de óleos, pressionando ainda mais os preços dos produtos alimentares que utilizam os mesmos cereais de base.
E é aqui que está o cerne do problema. Para o secretário-geral da Associação das Empresas Petrolíferas Portuguesas (APETRO), o grande dilema que tem de ser resolvido a nível mundial é encontrar um equilíbrio entre a crescente procura da nova indústria - que promete reduzir a dependência do petróleo e as emissões de CO2 - e as necessidades alimentares mundiais, em particular do Terceiro Mundo.
Uma das respostas passa por recorrer a culturas que não tenham uma utilização alimentar. Um exemplo é um arbusto que está a ser desenvolvido em países como o Egipto, Índia, Colômbia e Madagáscar. Segundo o presidente de uma das empresas produtoras, as sementes do ‘jatropha curcas’ permitem maior aproveitamento de óleo (40%) com menos área produzida, sendo que este produto não serve para a alimentação.
Veremos até quando a ‘fome’ do lucro se continuará a sobrepor à escassez de alimentos dos pobres países em desenvolvimento.

Sem comentários: