18/09/2007

Automóveis inteligentes

A Comissão Europeia apresentou ontem novos planos para acelerar o processo de desenvolvimento de automóveis mais seguros, ecológicos e inteligentes, com base nas tecnologias da informação e da comunicação. A iniciativa, designada 'Veículo Inteligente', integra-se na estratégia i2010 da UE, que foi lançada em Fevereiro de 2006.
A comunicação será apresentada hoje, em linhas gerais, durante o ‘Intelligent Car Yearly Event 2007’, em Versalhes. Em 22 de Setembro, terá ainda lugar, em Versalhes, uma demonstração durante a qual o público poderá examinar os protótipos e obter informações sobre o 'carro do futuro'.
Ainda este ano, a Comissão irá iniciar negociações com as associações europeias e asiáticas da indústria automóvel, a fim de chegar a um acordo que permita que o sistema pan-europeu de chamada de emergência a bordo dos veículos (eCall) possa ser oferecido como equipamento de série em todos os veículos novos a partir de 2010.
Para que os transportes rodoviários se possam tornar mais 'ecológicos', a Comissão irá também propor, em 2008, um plano que permita o lançamento comercial das tecnologias mais eficazes para a redução das emissões de CO2, tanto no que respeita aos veículos como às infra-estruturas, apelando que seja desenvolvido uma interface padrão que permita ligar, por exemplo, os aparelhos portáteis de navegação por satélite a outros sistemas integrados no veículo.

Sem comentários: