09/09/2007

Ecoparque ecológico


Em São João da Talha, em Loures, foi ontem inaugurado um EcoParque provido de uma zona de jogos populares, um campo de jogos, um ginásio, um circuito de manutenção e um jardim de cheiros e sabores, entre outros equipamentos. O equipamento inclui também um parque infantil, uma zona de estacionamento com 150 lugares e um edifício com sanitários.
Este parque ecológico constitui porém uma novidade: todos os equipamentos resultaram da reciclagem e reutilização de materiais e resíduos.
Projecto prometido há cerca de dez anos, ocupa cerca de 4.800 metros quadrados (ou 48 mil?) e custou cerca de dois milhões de euros. Na sua construção foram utilizadas duas mil toneladas de escória da Estação de Tratamento e Avaliação de Escória da Valorsul, materiais provenientes da reciclagem de pneus e fábricas e lixo orgânico sem aditivos químicos, obtidos em restaurantes, cantinas e estabelecimentos afins.
Além dos materiais ‘ecológicos’, o parque também ‘poupa’ energia, já que conta com candeeiros que minimizam a emissão de luz quando ninguém passa em redor. A estrutura conta com um ginásio ao ar livre, para utilização gratuita de qualquer frequentador do espaço, além dos tradicionais campos de futebol e basquetebol, das zonas para corrida e prática de ciclismo e de uma pista de corrida com obstáculos.
Os munícipes podem também usufruir de um espaço para jogos tradicionais, como a malha, ou observar um dos três jardins diferentes, um dedicado a ervas medicinais (O Jardim dos Remédios), outro a ervas aromáticas (o Jardim dos Cheiros) e outro a ervas utilizadas na culinária (o Jardim dos Sabores).
O representante da Câmara Municipal de Loures no Conselho de Administração da Valorsul não deixou de esclarecer que o Ecoparque ainda não está pronto: falta que a Brisa construa painéis que minimizem o ruído vindo da A1 - contígua ao parque - e que a EDP desmantele as torres eléctricas junto ao parque. As obras da Brisa começarão, em princípio, já na próxima semana, acrescentou. A Valorsul irá ainda iniciar em breve a expansão do aterro no Mato da Cruz, Concelho de Vila Franca de Xira e, em Outubro, a empresa irá inaugurar o Centro de Triagem e Embalagem do Lumiar. A empresa tenciona continuar a construir mais ecoparques, nomeadamente aproveitando lixo electrónico (computadores e derivados) e eléctrico.
Um interessante exemplo para os municípios vizinhos.

Sem comentários: