03/09/2007

Eléctricos ganham utentes

Pela primeira vez, desde há 15 anos, o número de passageiros que utilizaram os eléctricos e elevadores de Lisboa aumentou. Segundo o relatório e contas da Carris de 2006, os veículos ‘amigos do ambiente’ conquistaram mais 678 mil utentes, sendo a subida surpreendente pois durante grande parte do último ano os elevadores da Glória e do Lavra estiveram parados. Deste modo, dois milhões de prováveis passageiros não foram contabilizados. A empresa estima que este ano, a exemplo do Metro e dos comboios suburbanos, o número de passageiros aumente.
A taxa de ocupação subiu nos eléctricos, tal como a regularidade das carreiras. A subida do preço dos combustíveis surge como principal causa para o ganho de passageiros, que cada vez sentem mais na carteira a necessidade de encher o depósito dos automóveis. Outros factores podem ter conduzido mais pessoas ao uso de eléctricos. Os eléctricos tornaram-se mais rápidos, uma evolução que não foi acompanhada pelos autocarros, que pioraram.
A divulgação destes resultados ocorre no mês em que a carreira 18 fechou, desconhecendo-se se para manutenção ou definitivamente, com já alertaram as Juntas de Freguesia de Alcântara e da Ajuda. Entretanto, a Carris garante que o eléctrico e o elevador da Glória voltarão a funcionar em Setembro.

Sem comentários: