18/09/2007

Festival do Táxi

Lisboa será a capital do Táxi durante todo o mês de Setembro, com especial relevo nos dias 20 a 22. Nesses três dias, uma série de eventos organizados em parceria com a cidade, os representantes dos Táxis de Lisboa, universidades e diferentes centros culturais celebrarão não só este meio de transporte, mas a cidade como um local de encontro, partilha de informação e experiências 1.
Em primeiro lugar, pelo concurso ‘Táxi Stand’ 2, um concurso de design para uma paragem de táxis, organizado no âmbito do Festival Internacional do Táxi 3, a decorrer na região de Lisboa, na Semana Europeia da Mobilidade, de 17 a 23 de Setembro.
A Exposição do resultado do concurso fica patente no CIUL e na Praça Central do Picoas Plaza, a partir de hoje, 18 de Setembro, e 3 de Outubro, apresentando dois cartazes e um protótipo à escala real do trabalho vencedor e ainda dez cartazes e cinco maquetas, a escalas mais reduzidas, dos cinco melhores trabalhos.
Este projecto é uma iniciativa do IVM - Institut pour la Ville en Mouvement (sediado em Paris) 4, e que tem como objectivo central a chamada de atenção, o estímulo à reflexão e a celebração do táxi como instrumento essencial da mobilidade urbana da modernidade, presente em todos os países do mundo.
Os resultados da selecção do júri são propostas tão diferentes como uma paragem formada por módulos que podem ser combinados para criar paragens adaptadas a contextos urbanos diversos 5, até à completa desmaterialização do conceito de paragem pela proposição de um aparelho conciliável com o telemóvel que permite chamar um táxi de qualquer ponto da cidade, saber onde se encontra e o tempo que demora a chegar, entre outras funcionalidades 6.
Pertinente seria que o Encontro e o Festival servissem de debate sobre a ética profissional, como a referida por uma socióloga num artigo em que compara comportamentos de taxistas ingleses e portugueses perante o cliente que transportam 7.

Sem comentários: