17/09/2007

Os 10 locais mais poluídos

Nos países em desenvolvimento, os mercados criam fortes incentivos para a exploração muito rápida dos recursos, para alimentar a máquina da economia mundial. Não há investimento em novas tecnologias, segurança social ou fábricas limpas. O que interessa é o lucro imediato.
Tudo isto resulta em verdadeiros pesadelos ambientais. Há dois anos, o Instituto Blacksmith, uma organização não governamental com sede em Nova Iorque, lançou uma avaliação dos locais mais poluídos do mundo. Deste trabalho resulta a lista dos dez mais, ontem divulgada e que este ano é reveladora: dois na Índia, dois na China e quatro na antiga URSS.
Só nestes locais, há dez milhões de pessoas submetidas todos os dias a níveis de contaminação insustentáveis. A negra realidade é diversificada, do chumbo a águas tóxicas, da radioactividade ao envenenamento dos alimentos. Para muitas pessoas, esta é uma sentença de morte, dizem os ambientalistas que fizeram o estudo. Cancros fulminantes, infertilidade, asma acima de 90%, a banalidade das malformações congénitas são apenas alguns dos problemas de saúde comuns nas populações afectadas.
Para conceber a lista, o Instituto Blacksmith usa uma grelha de indicadores. O trabalho de recolha é feito em centenas de locais e serve de base a planos de reabilitação. As vítimas não sofrem apenas de doenças crónicas, mas a realidade económica revela-se de custo elevado, sem qualquer sustentabilidade.
Esta é a face negra da globalização.

Ver
http://dn.sapo.pt/2007/09/16/ciencia/os_locais_mais_poluidos.html

Sem comentários: