04/09/2007

Praça de táxis inovadora

Uma praça de táxis composta por cinco módulos com funcionalidades distintas, que podem ser articulados de acordo com o local onde vão ser instalados, foi o projecto vencedor do concurso ‘Taxi Stand’, que terá lugar em Lisboa, na 2ª quinzena de Setembro. O projecto, designado BETI, foi elaborado por André João Matias de Sousa, Ana Rita Silva, e Emanuel Mota, finalistas da Faculdade de Belas Artes de Lisboa 1.
A iniciativa, na qual participaram mais de 60 finalistas de escolas superiores de arquitectura, engenharia e design, integra o Festival Internacional do Táxi, que decorrerá em Lisboa de 17 a 23 de Setembro.
O projecto vencedor é adaptável a táxis movidos a electricidade e é composto por cinco módulos: um módulo de interface com os clientes, onde estes podem obter informações sobre o percurso da viagem, o tempo estimado e o custo do serviço; um módulo de espera com cadeiras, um módulo com informações e mensagens publicitárias, um módulo de “transição entre a paragem e o táxi”, e um módulo sanitário para uso dos passageiros e dos taxistas.
Esta praça de táxis integra ainda uma tecnologia que permitiria mudar a ‘aparência’ da paragem e a publicidade nela exibida através de um sinal electrónico, o que, de acordo com os seus autores, garantiria ‘a auto-sustentabilidade da solução’. Este projecto e os restantes cinco finalistas do Taxi Stand, competição que pretendia desafiar os participantes a desenvolverem um novo conceito de praça de táxis, vão ser reproduzidos à escala e expostos no Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza, entre 18 de Setembro e 3 de Outubro 2.
Se for aceite pela CML de Lisboa, será de certeza uma aposta na inovação e no conforto.

1. Ver Jornal da Região nº 93, 2007-08-31, p. 6
2. Ver “Praça em módulos vence concurso Taxi Stand” IN Público 2007-08-28
Foto exemplificativa (não corresponde ao projecto):
http://nymag.com/daily/intel/2007/04/when_cabs_fly.html

Sem comentários: