02/09/2007

A revolta do planeta Terra

Tempo frio na Península Ibérica, vaga de calor e de incêndios no leste da Europa e nos Balcãs, furacões na América e grandes cheias da Monção na Ásia fizeram com que o Verão fosse agitado em muitas regiões do Hemisfério Norte. No sul, uma vaga de frio e neve chegou à Argentina, Chile e Bolívia, e as chuvas torrenciais inundaram a África do Sul e a Austrália.
Os cientistas já tinham avisado: com o aquecimento global, o clima da Terra vai ficar mais instável e os fenómenos extremos mais frequentes 1. Isto já para não pormenorizarmos o progressivo aumento do degelo polar e dos glaciares que podem desaparecer até 2035 2.
Os meteorologistas ainda “dizem que vem o Sol, mas os turistas já foram embora!”
Para o turismo, o calor pode ter voltado agora, mas turistas e emigrantes já abalaram com os corpos pouco bronzeados. Todos se queixam, vendedores de gelados, donos de alugueres de barracas e toldos, proprietários de restaurantes e de casas para arrendar. É que este foi o Verão mais frio dos últimos 20 anos e muitos turistas, portugueses e estrangeiros, evitaram as zonas balneares 3.
Com efeito, o Verão deste ano está a ser o menos quente dos últimos 20 anos e o mais chuvoso deste século, segundo informação do Instituto de Meteorologia (IM). De acordo com o IM, neste Verão não houve nenhuma onda de calor, o que já não acontecia desde 1997. Desde que há registos climatológicos, quatro dos cinco verões com temperaturas médias mais elevadas ocorreram este século, sendo que os mais quentes aconteceram entre 2003 a 2006 4.
Eis uma breve fotografia das alterações climáticas. Alguém ainda duvida que o planeta anda revoltado?

Sem comentários: