15/09/2007

Ruas para as Pessoas

O GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - organiza hoje um Passeio de Bicicleta entre Belém e o Trancão, numa acção de sensibilização que consiste num passeio de bicicleta entre a Torre de Belém e a foz do Rio Trancão (topo norte do Parque das Nações).
Com esta acção pretendem defender a criação de um corredor verde na zona ribeirinha de Lisboa, a integrar numa rede de corredores verdes para a Área Metropolitana de Lisboa, bem como fomentar a utilização da bicicleta enquanto modo de transporte de emissão zero, mais saudável, e não exclusivamente para lazer, em especial em complemento ao transporte colectivo 1.
No domingo, a FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta - organiza também em Lisboa um passeio de bicicleta integrado na Semana Europeia da Mobilidade que decorre de 16 a 22 de Setembro dedicada ao tema “Ruas para as Pessoas”.
Dos pressupostos citamos que se pretende continuar a reivindicar condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades e uma redistribuição dos espaços público e rodoviário que aumentem as opções por outras formas de mobilidade (como é o caso da utilização da bicicleta) e a qualidade de vida urbana para todos, onde “reclamar as ruas das cidades para as pessoas” é o lema defendido pela DG Ambiente da Comissão Europeia 2.
A utilização da bicicleta e o andar a pé, em complemento com o uso de transportes colectivos além de escolhas saudáveis em termos físicos e psíquicos para quem as praticar reduz consideravelmente as emissões poluentes. Em cada ano um automóvel emite três vezes o seu próprio peso em poluentes enquanto uma bicicleta não polui.
Por isso, as pessoas têm de ser envolvidas na necessária mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em particular em relação à utilização do automóvel privado de forma a que as suas escolhas individuais não afectem negativamente as comunidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora aproveito para recomendar como leitura adicional ao vosso post os comentários escritos no Público em on-line http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1269510&idCanal=10&showComment=1#commentarios