16/09/2007

Semana Europeia da Mobilidade

Mais de 1.300 cidades e vilas europeias, 79 delas portuguesas, lançam neste domingo a 6ª Semana Europeia da Mobilidade, que tem por tema “Ruas para as pessoas” e chega este ano à China.
Nesta 6ª edição irão participar 1.324 cidades e vilas de toda a Europa - e mais de 133 milhões de pessoas -, das quais 79 portuguesas, de Norte a Sul do país, incluindo Lisboa, Porto e Coimbra.
A Semana Europeia da Mobilidade, que inclui o habitual Dia sem Carros, tem como objectivo a promoção do uso de transportes públicos e pretende ainda chamar a atenção dos cidadãos para a luta contra o aquecimento global e as alterações climáticas.
O tema deste ano “Ruas para as pessoas” quer chamar a atenção das autoridades locais para a necessidade de dar mais espaço a meios de transporte não poluentes, como a bicicleta, e a pedestres, bem como a promoção do uso de transportes públicos.
A Comissão Europeia propõe sábado, 22, como data para a iniciativa do Dia sem Carros, mas as autoridades de Bruxelas já fizeram saber que o automóvel privado será interdito no dia seguinte, 23, mantendo a tradição do domingo.
Inspirada na semana europeia, a China vai promover, pela primeira vez e a nível nacional, a Semana dos Transportes Públicos e o Dia sem Carros.
É a primeira vez que um país se associa a nível nacional, sendo que há localidades no Brasil, Canadá, Croácia, Equador e Tailândia que também celebram a semana da mobilidade.
Na União Europeia os automóveis são responsáveis por mais de 10% da emissão de gases causadores do efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas.

Ver Lusa doc. nº 7484578, 13/09/2007 - 12:49

Sem comentários: