14/09/2007

Via verde para peões

A Semana Europeia da Mobilidade, a celebrar entre os próximos dias 15 e 23, e subordinada ao tema Melhores Ruas para Todos, vai ficar marcada por “medidas estruturantes”, anunciou ontem o presidente da CML.
Na conferência de imprensa falou-se também da acção escolas 2007, no âmbito da campanha Escola em Segurança, que inclui medidas como a execução de passagens de peões e de tinta antiderrapante, para além da colocação de sinalização vertical. Estão actualmente a ser alvo de intervenção 350 escolas.
Outra das medidas a tomar, e que tem como principal objectivo dar prioridade aos peões, é um programa de reorganização das passadeiras localizadas na Baixa e uma reprogramação das temporizações dos semáforos na mesma zona, de forma a que se crie “uma via verde para os peões”. No mesmo âmbito será iniciado um programa de rebaixamento dos passeios.
Nesta iniciativa está também integrado o Dia Europeu sem Carros, previsto para o sábado de 22 de Setembro, no qual, entre as 8h e as 20h, estará vedado o acesso ao trânsito em toda a zona da Baixa, incluindo a Avenida da Liberdade até ao cruzamento com a Rua Alexandre Herculano.
Entretanto, estão já disponíveis os resultados sobre o primeiro dia da campanha de tolerância zero ao estacionamento ilegal e em segunda fila. A equipa de fiscalização deste tipo de infracções, composta pela Polícia Municipal, pela PSP e pela EMEL, realizou 449 autuações, 55 bloqueios a viaturas e 26 reboques. Nestes números incluem-se os veículos estacionados em zona de parquímetro que não cumpriram as normas de utilização dos tickets.

Ver Público 2007-09-14

Sem comentários: