24/10/2007

Biodiversidade ameaçada

Durante uma semana, 25 peritos internacionais fizeram, em Portugal, o esboço da primeira Lista Vermelha dos ecossistemas de água doce do Mediterrâneo. Os cientistas reunidos entre 15 a 19 de Outubro no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, em Vila do Conde, juntaram os dados que trouxeram de países como Alemanha, França, Inglaterra, Sérvia, Argélia e Líbano e o quadro que se formou deixou-os preocupados.
A biodiversidade dos rios e lagos do Mediterrâneo está numa situação delicada. A UICN (União Mundial para a Conservação) 1, que há 40 anos oficializa as espécies em vias de extinção, está prestes a declarar a região como um dos maiores ‘pontos negros’ do planeta.
Com o “aumento da população humana, a agricultura intensiva, a sobre-exploração dos recursos hídricos e poluição”, a situação no Mediterrâneo começa a tornar-se dramática. “O ecossistema das espécies de água doce é mesmo um dos mais ameaçados do mundo. Está numa situação crítica. Fala-se muito da qualidade da água ou dos problemas de abastecimento. Mas nunca se pensa no que vive ‘na’ água”. “Os moluscos conseguem absorver até 85% da poluição da água, as plantas aquáticas podem evitar inundações e as libélulas são verdadeiros indicadores da qualidade dos rios”.
As barragens também podem ser um problema e a lista das causas cresce com as espécies exóticas “que estão a invadir os países” do Mediterrâneo. “As alterações climáticas empurram para norte a distribuição geral das espécies. As que têm alguma mobilidade avançam até chegarem ao mar Mediterrâneo. Aqui é que já não podem subir mais”.
A perda da biodiversidade foi transformada em meta pela União Europeia, através da iniciativa Countdown 2010, data até à qual se pretende parar a perda de espécies 2.
Portugal tem uma responsabilidade internacional devido ao seu “elevado número de espécies endémicas” e “há muitas coisas que podemos fazer”. Primeiro, “temos de poupar água e usá-la de forma mais eficiente”. Depois, “devemos incluir informação sobre as espécies no planeamento de infra-estruturas como as barragens”, já que “as barragens são um problema quando não levam em conta as necessidades das espécies” 3.

Sem comentários: