23/10/2007

Cine’Eco e Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável

Realiza-se na cidade de Seia o Cine’Eco, o único Festival Internacional dedicado ao ambiente em Portugal, que se vem organizando já desde 1995, com o concurso decorrer no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estela, na cidade de Seia 1.
Entre os dias de 22 a 27 de Outubro, concorrem a esta 13ª edição do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela um total de 59 filmes, ente os quais 13 portugueses. Na edição do ano passado foi entregue o Prémio Nacional do Ambiente “Fernando Pereira”, atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.
Em paralelo, decorrerão no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, vários ciclos de cinema, nomeadamente “sessões infantis”, ciclo “outras terras outras gentes”, ciclo dos clássicos e cinema português. Integra o ciclo o filme “The 11th hour”, de Leonardo DiCaprio.
A organização destaca ainda a homenagem ao meteorologista Anthímio de Azevedo, que preside ao júri Internacional do Festival, a realização de uma conferência sobre Desenvolvimento Sustentável na Região Centro de Portugal e duas exposições sobre ambiente.
A abertura do festival será marcada pelo concerto de Cátia Garcia “O Fado em 24 imagens por segundo”. O concerto de Rão Kyao “Porto Alto” encerra a 13ª edição do Cine’Eco na noite de 27 de Outubro.
Também o Desenvolvimento Sustentável na Região Centro de Portugal vai estar em análise na conferência que decorrerá, durante o último dia do Cine’Eco, no auditório do CISE, contando com oradores convidados da Associação dos Amigos de Conimbriga, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e do Parque Natural do Tejo Internacional, entre outros 2.


Sem comentários: