21/10/2007

A contestação das Regiões de Turismo

Numa reunião extraordinária convocada pela Associação Nacional de Regiões de Turismo (ANRET), as regiões de turismo rejeitaram a proposta do Governo que aponta para a extinção das 19 estruturas existentes e a sua substituição por cinco grandes unidades administrativas: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Das 14 regiões de turismo que votaram a proposta de lei-quadro apresentada pela secretaria de Estado do Turismo, só Coimbra e Viseu votaram favoravelmente.
O presidente da ANRET adverte para a necessidade de ser feito um esforço conjunto para se encontrar o modelo a seguir e lembra que os municípios também têm uma palavra a dizer, pois “não se pode fazer planeamento sem ter em conta quem o executará no terreno. Se os municípios não se revirem no processo, será uma lei para ficar na gaveta”.
A Região de Turismo da Serra da Estrela, uma das mais contestatárias do mapa preconizado pela Secretaria de Estado, garante que a sua região não estará disponível para aprovar um modelo que valorize o litoral, isolando o interior na promoção dos valiosos recursos que têm e das marcas consolidadas.

Sem comentários: