03/10/2007

Ecolojovem - «Os Verdes» presentes no Seminário "Região de Setúbal, Municípios onde a Água é de Todos"



No passado dia 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, a Ecolojovem, Juventude do Partido Ecologista "Os Verdes" esteve presente no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Seminário "Região de Setúbal, Municípios onde a Água é de Todos", organizado pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.
A Ecolojovem lembrou que a Água é um recurso estratégico fundamental e essencial à Vida, do qual depende o desenvolvimento e o bem estar das sociedades, sendo que o seu valor social é inestimável.
Existe actualmente uma tendência para gerir a Água como algo rentável, o chamado "Ouro Azul", mas ela deve ser vista e gerida atendendo a 3 principais questões e princípios fundamentais:
Em termos da questão ambiental, no que respeita por exemplo, à sua contaminação e poluição e às Alterações Climáticas, as quais têm vindo a dificultar cada vez mais a gestão da Água;
As questões sociais, ou seja, ninguém poderá retirar o direito básico de acesso à Água para satisfazer as necessidades básicas e fundamentais da vida, qualquer e por melhor que seja a situação económica dessa pessoa;
E por fim, a questão do desenvolvimento, e uma vez que a Água representa um factor fundamental de desenvolvimento, quem a controlar, passará a deter ele próprio esse poder sobre o desenvolvimento de qualquer região ou País.
Por estas e outras razões, a Ecolojovem defende a Água como um bem público, e somos contra todas as tendências e quaisquer tentativas de privatização da mesma, uma vez que estas afastam o poder de decisão dos cidadãos e dos seus eleitos sobre a gestão da Água. Todos sabemos também que qualquer empresa privada tem como objectivo principal o lucro, logo o princípio da preservação do bem ficará comprometido.
A Ecolojovem alertou ainda para o facto da necessidade da existência e promoção de uma estratégia a nível nacional de Educação para o Ambiente e para a Água.
A Ecolojovem congratulou-se ainda pela criação do Observatório da Água para a Península de Setúbal, em cujo Conselho Consultivo está presente o Partido Ecologista "Os Verdes".

Sem comentários: