26/10/2007

Em defesa do parque florestal de Monsanto

A Federação de Cicloturismo promove no domingo um encontro em defesa da saída do clube de tiro do parque florestal de Monsanto, para o qual apela à participação de utilizadores de bicicleta e caminhantes.
Por um parque de Monsanto “livre de tiro de chumbo”, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) apela “às pessoas que se desloquem de bicicleta ou a pé até ao local, para se juntarem ao apoio da FPCUB às medidas da CML que visam a retirada do campo de tiro a chumbo do Parque Florestal de Monsanto”, “defendendo um Parque Florestal de Monsanto sem tiro a chumbo, sem ruído, sem contaminação de solos e sem riscos para a integridade física dos seus utentes.” 1.
A Federação recorda que o Parque Florestal e as estruturas aí existentes “constituem cada vez mais uma zona privilegiada para o lazer, desporto e turismo, que atrai milhares de pessoas anualmente”. “A prática da actividade desportiva de tiro ao chumbo no interior do Parque Florestal é manifestamente incompatível com os princípios do desenvolvimento sustentável e do ecoturismo, em particular por a sua localização ser contígua ao Parque Ecológico e ao Espaço Monsanto”, defendeu a FPCUB.
A Federação refere que “o chumbo cai junto ao Espaço Monsanto atingindo os utentes do Parque Florestal, pondo em risco a sua integridade e saúde”. “Além disso, o ruído e a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, devido à acumulação do chumbo, constituem impactes ambientais negativos muito significativos”, sublinha 2.
O ponto de encontro da iniciativa, no domingo, está marcado para o Parque Recreativo do Alto da Serafina, a partir das 10h.
Recorde-se que a “Plataforma por Monsanto” tem também insistido na “remoção do Campo de Tiro que continua a ameaçar a segurança das crianças que frequentam o Parque Pedagógico e cujos milhares de chumbos envenenam o solo e fazem perigar a cadeia ecológica” 3.

Sem comentários: