25/10/2007

Por uma vida sem tabaco

O fumo do tabaco é a principal causa de poluição do ar na Europa, conclui um estudo europeu que mediu níveis de monóxido de carbono (CO) em fumadores e não fumadores e que defende políticas anti-tabágicas mais restritivas.
O estudo mediu os níveis de exposição ao CO de 111.835 fumadores e não fumadores dos 27 Estados-membros da União Europeia durante eventos da campanha anti-tabágica “Help: por uma vida sem tabaco”. Entre os participantes, 44% são fumadores e 56% não fumadores. 5% do total revelou uma exposição prolongada ao tabaco nas 24 horas anteriores ao teste.
Das medições Help-COmets (Carbon MonOxide measure of exposure to tobacco smoke) conclui-se que a poluição provocada pelo CO proveniente do fumo do tabaco atinge sobretudo os fumadores, mas também submete os não fumadores a níveis elevados de monóxido de carbono.
“Para os fumadores, é mais prejudicial fumar dentro de espaços do que no exterior, uma vez que os fumadores activos ficam expostos às partículas principais e secundárias do fumo do tabaco”, refere, considerando que “o fumo do tabaco é, claramente, a principal causa de poluição sobre os cidadãos europeus e os fumadores as primeiras vítimas desta poluição por CO”.
Os não fumadores também são afectados pela poluição causada pelos fumadores e encontram-se desprotegidos na maioria dos países. O estudo realça ainda que o valor da poluição é menor nos países europeus com políticas anti-tabaco mais restritivas e considera as medidas de aumento do preço do tabaco eficazes na diminuição do tabagismo e “na poluição causada pelo fumo do tabaco, com vista a proteger fumadores e não-fumadores”.
A maior parte dos testes foi desenvolvida em espaços públicos, em iniciativas abertas ao público sem imposição de limite de idade, sexo ou hábitos tabágicos, junto de 200 mil pessoas dos dois aos 106 anos, das quais 53% eram do sexo masculino, situando-se a média de idades nos 32 anos.
Em Portugal, realizaram-se mais de 23 eventos no âmbito da campanha ‘Help’, em cidades como Lisboa, Amadora, Seixal, Almada, Porto, Coimbra, Vila Real, Castelo Branco, Praia Grande, Salvaterra de Magos, Sesimbra e Moura.
A campanha publicitária da Comissão Europeia “HELP - Por uma vida sem tabaco” (
www.help-eu.com) tem como objectivo convencer os cidadãos dos 27 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.

Sem comentários: