30/10/2007

Um profeta benemérito

Não gosta que lhe chamem profeta e muito menos cruzado. Mas veio numa dessas personalidades a Oviedo receber o prémio Príncipe das Astúrias.
Antes de chegar a Oviedo já Al Gore iniciara a sua ‘pregação’. Na 2ª fª em Palma de Maiorca, e na 3ª em Barcelona, apresentando, diz o Expresso, o seu ‘one man show’ - a conferência ‘Uma verdade incómoda’ sobre as alterações climáticas. É a mesma já dada em Lisboa, com o nome de ‘Uma verdade inconveniente’, que é um brutal (e não menos importante) manifesto contra o aquecimento global.
Na 5ª fª, já em Oviedo, deu uma conferência de imprensa, promovida (leia-se paga) pela Fundação Príncipe das Astúrias, a entidade promotora dos prémios. Mas apenas durante 20 minutos, tempo para somente quatro jornalistas poderem fazer perguntas.
No mesmo dia repetiu a conferência em Gijón. Desta vez uma conferência ‘oferecida’ como deferência à região das Astúrias, ao contrário das sessões habituais, em que cobra (nada mais, nada menos) 200 mil euros ! Que grande benemérito tem saído o senhor Gore.

Ler Expresso 2007-10-27, p. 18

Sem comentários: