06/11/2007

Afinal, quem se está a RiR?

O director-geral do Rock in Rio (RiR) garantiu que a edição 2008 do festival de música se voltará de novo a realizar-se no Parque da Bela Vista. “A edição 2008 do Rock in Rio em Lisboa não está em risco e vai realizar-se no Parque da Bela Vista”, pois, mesmo que o novo IPO venha a ser construído naquele local “não estará concluído a tempo de inviabilizar a realização do Rock in Rio no Parque da Bela Vista em 2008”.
E esclarece que essa é a razão por que a organização do festival “juntamente com a presidência da Câmara de Lisboa já andam a ver terrenos em Lisboa, caso a Bela Vista venha a acolher o IPO”.
Mais. Até acrescentou que a edição 2010 do RiR também se irá realizar em Lisboa e “mesmo que não seja na Bela Vista, será construída outra Cidade do Rock para acolher o certame”. “Quem sabe se o Rock in Rio vier a sair do parque da Bela Vista, Lisboa não ficará com um recinto apto para acolher o Rock in Rio e outras iniciativas culturais”, concluiu 1.
Acontece porém que a coligação PS/BE na CML vem garantindo que nada foi acordado com a organização e que o Parque da Bela Vista não estará disponível. Há também quem afirme que “dificilmente a cidade de Lisboa vai conseguir acolher o Rock in Rio 2010” 2.
Mas, se assim é, porque será que num ‘site’ da Câmara Municipal de Lisboa 3 se dá as boas vindas ao “Canal ROCKINRIO no LxJovem”? Porque se informa os leitores que “aqui vais poder saber tudo sobre o maior espectáculo musical que vai acontecer no nosso país e arredores”? E que contam “com a tua participação para construir o melhor canal de todos, um fantástico repositório multimédia de novidades e experiências sobre o RockInRio”?
E o mais estranho é que a edição de 2008 já tem datas para voltar a Portugal - 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho - e nomes de artistas em cartaz, bem como se tenha aberto “um concurso nacional para os alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário que apresentem projectos que conjuguem benefícios de carácter ambiental” 4.
Como se interroga o grupo de defesa do parque da Bela Vista, “que se saiba, a edição do RinR 2008 não está ‘protocolizada’. Sendo assim, estamos a ser tratados como burros, pois estão-nos a impingir um facto consumado. O que é feito da Comissão de Acompanhamento CML/RinR? As verbas provenientes do acordo com o Creamfields, já foram cobradas?” 5.
A confirmarem-se as suspeitas, ou se apanha mais facilmente um coxo, ou alguém se está por aqui a R-i-R nas nossas costas…

Sem comentários: