25/11/2007

Lâmpadas ainda sem reciclagem

Milhares de lâmpadas usadas pelos portugueses não estão a ser recicladas. De acordo com a Quercus, o destino das lâmpadas incandescentes (que são as de uso mais comum) é sempre o mesmo - o lixo doméstico -, porque ainda não há um circuito de reciclagem deste lixo.
Mas no caso das lâmpadas fluorescentes, e económicas, esta nunca devia ser uma opção “já que se tratam de resíduos perigosos que deviam ser tratados porque contêm altos níveis de mercúrio”. É que o mercúrio, lançado no meio ambiente, é um metal altamente tóxico, que polui a água subterrânea e o ar.
De acordo com a legislação em vigor as lojas que vendem o material eléctrico têm de aceitar os produtos já inutilizados. “Se tiver uma lâmpada fundida, ou mesmo um electrodoméstico, a loja que vende este material tem de aceitar o velho”. No entanto, nem todas as lojas seguem esta obrigatoriedade.
Em contactos feitos com vários espaços comerciais, alguns recusaram mesmo receber lâmpadas fundidas ou velhos electrodomésticos. Porém, segundo fonte da Agência Portuguesa do Ambiente (antigo Instituto de Resíduos), disse que o consumidor pode “depositar a lâmpada fundida no lixo doméstico”, mas não esclareceu os locais habilitados a proceder ao tratamento deste tipo de lixo.
Afinal este tipo particular de reciclagem ainda anda fundido.

Ver Metro 2007-11-23, p. 5

Sem comentários: