25/11/2007

Mobilidade policial

A Polícia Municipal de Lisboa já tem ao seu dispor sete novos veículos para patrulhar a zona da Baixa. Trata-se de quatro ‘segways’ (veículos de duas rodas) e três quadriciclos, que têm a particularidade de serem movidos a energia eléctrica.
Segundo a CML, estes servirão para “aumentar os meios de actuação da Polícia Municipal na zona da Baixa/Chiado”, permitindo assim “aumentar a segurança e atrair mais pessoas”. O comandante da Polícia Municipal, corroborou que “estes meios dão uma maior mobilidade aos agentes e permitem melhor observar à distância os delinquentes”.
O equipamento, orçado em 75 mil euros, foi oferecido à Polícia Municipal pela Agência para a Promoção da Baixa Chiado. São veículos 100% eléctricos, não poluentes, que podem ser carregados em qualquer estabelecimento comercial da zona. Têm uma autonomia de 30 quilómetros de percurso, atingem a velocidade máxima de 40 km/h, são recicláveis e apresentam grandes vantagens ambientais a custos reduzidos, já que “cada quilómetro percorrido custa dois cêntimos”.
Para além do efeito dissuasor sobre os potenciais delinquentes, este novo meio de deslocação da polícia permitirá mais rapidamente prestar auxílio às pessoas. Os novos veículos, servirão, também, para a polícia testar a sua eficácia no local, estando previsto alargar esta acção a outras zonas da cidade, nomeadamente às Avenidas de Roma, Guerra Junqueiro e Campo de Ourique.

Ver Público 2007-11-24

Sem comentários: