26/11/2007

Presentes amigos do ambiente

Fazer embrulhos de Natal pode ser uma tarefa simultaneamente ecológica e original. São inúmeros os materiais que podem ser reutilizados para esse fim. Desde pacotes de leite, a rolhas de cortiça, papel de jornal, lãs ou até frascos de vidro.
“Não é preciso ciência nenhuma. É ir aproveitando os materiais e pode-se fazer qualquer tipo de embrulho”, como explica uma das artesãs convidada para fazer embrulhos de Natal ecológicos, ao vivo, numa mega superfície comercial. “Restos de tecido, restos de papel e papel de jornal. Tudo dá para fazer embrulhos. Também se pode fazer laços com sacos de plástico”.
Outra artesã que marcou presença nos ateliês fez embrulhos com pacotes de leite e outras embalagens de cartão. “Começa-se por limpar o pacote de leite normal, depois forra-se com papel normal, de veludo ou de jornal e fica giríssimo”. “Assusta-me muito o planeta estar cheio de lixo e por isso temos de aproveitar o mais que pudemos”, concluiu outra artesã, destacando ainda a importância desta acção de sensibilização para a preservação do ambiente.
Admiração foi a expressão mais visível nos rostos de quem precisou de embrulhar presentes e recorreu à banca da autarquia. “As pessoas que vão aceitar este embrulho vão ficar encantadas, porque é realmente diferente”. Este Natal vai ser mais original. “Vou aproveitar papel de revista e jornais, porque há muita coisa que podemos reutilizar”.
Uma outra jovem de 19 anos afirma que “em vez de comprar papel, aproveito o que tenho em casa e em vez de mandar para a reciclagem, reciclo eu de uma forma mais criativa”. Trata-se de uma ideia “excepcional” por ser “um embrulho ecológico”. “Costuma-se dizer que um país se conhece pelo lixo que produz e nós não somos assim tão ricos para deitar tanta coisa fora”.
Os ateliês deste fim de semana foram promovidos em conjunto pelas divisões do Ambiente e da Salubridade do município do Seixal e pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor. “O objectivo é evitar o lixo, reutilizar coisas que se deitariam fora e poupar o ambiente, consumindo menos papel”, aponta a conselheira de consumo. É preciso incentivar as pessoas a “fazer o reaproveitamento dos materiais que têm em casa”.

Ver
http://jn.sapo.pt/2007/11/25/pais/presentes_amigos_ambiente.html

Sem comentários: