17/11/2007

Semana Bio

As escolas, o equilíbrio ecológico do planeta e a valorização dos produtos nacionais são três vertentes que a Semana Bio 1 quer enfatizar na edição deste ano, que se iniciou hoje e se prolonga até ao próximo dia 25.

Entre as iniciativas agendadas destacam-se o concurso ‘A Minha Escola é Bio’ - os trabalhos incluem desenhos, redacções, cultivo de hortas, e o prémio consiste no fornecimento da cantina com produtos biológicos - uma exposição sobre o azeite (produto que tem a maior fatia deste sector, sendo que 80% segue para exportação), entre 21 e 25 deste mês, no Ministério da Agricultura, na Praça do Comércio, e ainda a conferência ‘Cultivar o Futuro’, marcada para a próxima 4ª fª, no Instituto Superior de Agronomia, onde estará em foco “o contributo da agricultura biológica para a preservação da biodiversidade e a mitigação das alterações climáticas”.
Para os produtores nacionais, um dos pontos altos será o lançamento da marca Portugal Bio, através da qual se pretende ajudar quem compra a distinguir os produtos de agricultura biológica produzidos e/ou transformados no nosso país. Há que contar, ainda, com promoções em várias lojas e mercados, incluindo o do Príncipe Real, aos sábados de manhã.
A organização da Semana Bio é da Interbio 2, associação interprofissional que faz um balanço muito positivo da estreia em 2006 e da evolução do sector. “Desde há dois, três anos que se verifica uma tendência nítida para alargar o consumo bio, por uma questão de bom-senso dos consumidores e porque se foram desmistificando teorias como a de que são produtos de luxo, enfezados, ou só para vegetarianos”, frisou Ângelo Rocha da direcção da Interbio, contrapondo: “São, isso sim, alimentos mais saudáveis, mais saborosos, e que não poluem o planeta, o que é factor cada vez mais fundamental”. Quanto aos preços, “não são assim tão caros, sobretudo tendo em conta a poupança em gastos com a saúde” 3.

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