28/12/2007

Degelo no Ártico

Todos os anos, desde 1995, o Ministério publica uma lista com os dez fenómenos climáticos ou meteorológicos mais marcantes no Canadá. No final deste ano, o degelo no Árctico 2007 foi eleito como o acontecimento meteorológico mais marcante do ano no Canadá, segundo anunciou o seu Ministério do Ambiente, pois este ano, o “desaparecimento” dos gelos no oceano Árctico “foi tão significativo que rapidamente foi classificado como o acontecimento meteorológico mais marcante”.
Em Setembro, os gelos não cobriam mais de quatro milhões de quilómetros quadrados de oceano Árctico, representando uma diminuição de 23% em relação ao anterior recorde de 5,3 milhões de quilómetros quadrados, registado em 2005. A superfície gelada que derreteu tem uma dimensão próxima da província canadiana de Ontário ou de um país como a África do Sul, pelo que “os canadianos vão lembrar-se de 2007 como o ano em que as alterações climáticas começaram a fazer-se sentir a sério no seu país”.
Excepcionalmente, foi possível navegar durante cerca de cinco semanas em Agosto e Setembro na passagem Norte-Oeste, via marítima do arquipélago árctico que permite passar do Atlântico ao Pacífico. Ao longo dos 2300 quilómetros desta passagem, “só em 20 quilómetros havia gelo, em vez dos 400 quilómetros observados habitualmente”, o que permitiu a quase cem navios passar por esta via 1.
Por isso “Os Verdes” têm vindo insistentemente a alertar para o problema das alterações climáticas, quer na A.R. 2, quer em Seminários europeus 3 ou, por exemplo, em campanhas nacionais junto de escolas 4.

Sem comentários: