01/12/2007

A Hora é do digital

Foi reposto ontem o relógio da hora legal no Cais do Sodré, mas não a hora legal, porque desta vez aquele relógio não irá estar ligado aos cinco relógios atómicos do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Em seu lugar será colocado “um relógio qualquer, mais preciso ou menos preciso, (pois) a Administração do Porto de Lisboa (APL) não pode manter a etiqueta de hora legal”, afirma o director do OAL.
O relógio foi retirado do local pela APL por causa das obras que decorrem nos edifícios ao lado que irão albergar duas agências europeias. No entanto, a sua falta de precisão devia-se a que o relógio estava “ao abandono”. O astrofísico recentemente “desafiou a APL a fazer a hora legal” regressar ao Cais do Sodré, mas nunca recebeu resposta.
A certificação da hora legal faz-se através de uma linha telegráfica, a cada dois segundos, com sinais horários que regulam o relógio. “Um relógio pode atrasar 15 a 30 segundos por mês”, mas já “a hora legal mantém o padrão do tempo”.
O primeiro relógio da hora legal chegou ao Cais do Sodré em 1914. O exemplar foi substituído em 2001 pelo que agora regressa ao local e que tem mera “tecnologia digital e design bem mais moderno”. Entretanto, o exemplar original ficará exposto na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Alcântara 1.Recorde-se que há exactamente um ano (no dia 12/12), o agrupamento municipal de “Os Verdes” apresentou uma moção na AML em que requeria a reabilitação do Património paisagístico no Cais do Sodré, incluindo a reposição do Relógio da Hora Legal no seu sítio original, tendo a proposta ‘desaparecido’ depois de ter baixado à Comissão de Urbanismo da AML.
Entretanto, foi também ontem criado um novo blogue dedicado aos relógios históricos de Lisboa 2. E para o caso de desejar acertar a hora no seu computador siga as instruções do OAL 3.

Sem comentários: