04/01/2008

À beira de ser cancelado

A 30ª edição do Rali Dakar pode vir a ser cancelada devido à instabilidade na Mauritânia, situação que levou o Governo de Paris a desaconselhar a participação dos pilotos franceses na prova, após os organizadores da prova se terem deslocado ontem a Paris para reunir com os responsáveis do Governo francês.
Depois dos recentes ataques na Mauritânia no final de Dezembro, que vitimaram quatro franceses e três militares mauritanos, as autoridades francesas desaconselharam de imediato a participação dos pilotos franceses nesta prova.
Nesta edição estavam previstas 8 etapas e um dia de descanso na Mauritânia, entre os dias 11 e 19 de Janeiro.
O director da prova, garante que no terreno estarão 4 mil homens para garantir a segurança de toda a caravana, assim como meios aéreos e vários construtores de automóveis que participam na prova já vieram dizer que a situação no terreno não é pior do que nos anos anteriores.
Um porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros da Mauritânia disse que o país vai procurar cumprir as medidas de segurança acordadas com a organização, garantindo que as declarações francesas não são motivo de preocupação 1.
Mantém-se assim as dúvidas sobre se o Rali ‘regressa ao deserto’ 2. A decisão final sobre o cancelamento ou não do Rali será comunicada ainda hoje.
Nota:
A organização do Lisboa-Dakar emitiu (esta 6ª fª às 12h) um comunicado 3 a explicar a decisão de anular a edição 2008 da competição. A anulação foi motivada pelas preocupações de segurança na Mauritânia e a organização fala em “ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas”. O comunicado fala em “imensa frustração”, “condena a ameaça terrorista” e deixa a intenção de promover “uma nova aventura em 2009”.

1 comentário:

Espaço Verde disse...

Olá!
Temos andado "desligados" do blog mas com o início do 2ºperíodo actualizámo-lo e já lá podem ver novidades fresquinhas. Uma delas é que inscrevemo-nos nas Olimpíadas do Ambiente e um dos elementos do grupo, mais propriamente eu, Márcia, que estou a escrever este comentário, vou realizar o teste da 1ª eliminatória desta Olimpíada já dia 18 de Janeiro. Já tive oportunidade de ver um exemplo de teste no site do concurso e pelo que me apercebi, o que eles pedem vai bem mais longe do que os conhecimentos que eu tenho sobre o tema. Se me pudessem dar algumas informações eu agradecia imenso, eu entretanto vou também pesquisando na net como não podia deixar de ser. Tenho especialmente duvidas sobre o que se trata de comércio de CO2 de que falam no post anterior e que eu já tinha ouvido falar sobre isso e que o Al Gore estava envolvido nesse comércio. No teste que vi aparecia também perguntas sobre o Instituto da Conservação da Natureza ser responsável pela aplicação de convenções e sobre a Rede Natura 2000. Eu no que toca a organizações, instituições, convenções e política percebo muito pouco ou nada, pelo que se me poderem enviar algumas informações sobre assuntos relacionados eu agradecia muito.

Desde já muito obrigada pela atenção.