04/01/2008

Comércio ambiental

Porque tem recentemente surgido tanta ‘informação’ sobre a situação ambiental? É certo que falamos de um dos grandes problemas do mundo contemporâneo, como o são as desigualdades ou a pobreza. Mas pouco a pouco, nesta realidade tão complexa, lá se vão conseguindo vislumbrar algo mais do que inflamadas preocupações com os equilíbrios do Planeta.
Numa curta notícia era afirmado que um Banco com sede em Espanha, “já tem 10% da bolsa portuguesa de carbono”. Para que se saiba, a bolsa portuguesa de carbono existe, chama-se SendeCO2 e é a primeira plataforma de negociação de licenças de CO2 de Portugal e do sul da Europa 1.
Em comunicado o dito banco afirmou o seu interesse em “aproveitar as oportunidades comerciais que se desenvolvem na crescente consciencialização da sociedade sobre a necessidade de tornar compatível o desenvolvimento económico com a sustentabilidade ecológica” 2.
Não se discute a evidência de a humanidade enfrentar hoje sérios problemas ambientais, muito menos menosprezar importantes passos na consciencialização sobre esta realidade. O que é necessário é sublinhar a ideia de que os trabalhadores e os povos estão hoje confrontados, não apenas com o agravamento da situação ambiental, mas também, com a sua crescente instrumentalização pelos grandes monopólios internacionais como forma de obter mais lucros, impedindo o seu desenvolvimento e emancipação, encontrando novas formas de apropriação e rapina dos seus recursos.

Sem comentários: