19/01/2008

Hospital de Dona Estefânia por um fio

O Hospital de Dona Estefânia, actualmente com 230 camas, foi construído num terreno doado pela Casa Real. Trata-se de um dos primeiros hospitais pediátricos na Europa, fundado em 1860 por acção da Rainha Dona Estefânia, que terá ficado impressionada ao ver crianças tratadas em enfermarias de adultos, naquele que é hoje o Hospital de São José.
Foi porém anunciado o anunciado o encerramento deste Hospital pediátrico. Lançada uma petição pela manutenção do Hospital infantil de Dona Estefânia no centro da cidade de Lisboa, no mesmo local onde foi construído há 131 anos, esta já conseguiu reunir 49.676 assinaturas.
Os subscritores apelam ao Presidente da República para salvaguardar o hospital pediátrico, cuja extinção está prevista pelo Ministério da Saúde, com a junção de vários hospitais no Centro Hospitalar de Lisboa Central e, posteriormente, no futuro Hospital de Todos os Santos, em Chelas.
Uma das alternativas defendidas pelo corpo médico do Dona Estefânia é “a reformulação progressiva do actual Hospital no local onde sempre existiu e à custa de terrenos ainda livres”, considerando que “nesta localização, poderá integrar funcionalmente o campus do Hospital de Todos os Santos” 1.
A petição pode também ser subscrita ‘on-line’ 2.

Sem comentários: