05/01/2008

O preço do 'ouro negro'

O petróleo bateu novo recorde nos 67,89 euros por barril no mercado de Nova Iorque, depois de antes de ontem ter atingido a marca histórica dos 100 dólares. A escalada dos preços estará relacionada com o aumento das tensões geopolíticas, juntamente com o recuo do dólar, com a previsão da vaga de frio nos EUA, mas acima de tudo, com os fundos especulativos existentes no mercado neste início de ano que contribuíram para esta escalada dos preços do “crude” 1.
Um especialista em assuntos energéticos de um Instituto de pesquisa alemão prevê que o preço do petróleo possa atingir os 150 dólares em 2012, adiantado mesmo que, se “em cinco anos é provável que alcance os 150 dólares”, poderá mesmo atingir “em dez anos, os 200” dólares 2.
E em que circunstâncias poderá o barril chegar aos 150 dólares? Para um consultor “só se houver uma grande interrupção do fornecimento, devido a uma guerra ou revolução num dos maiores produtores” 3. Mas a especulação é de tal ordem que há mesmo “muitos operadores a desejar que o petróleo chegue aos 100 dólares, o que ainda contribui mais para o movimento altista” 4.
Em Portugal, a conjuntura assume maior gravidade por o país estar há sete anos com a economia a expandir-se menos que a média dos seus parceiros europeus. E a perspectiva é que a vida fique ainda um mais difícil 5.
A ganância é tal que nem mesmo com a óbvia tendência de escalada do dito ‘ouro negro’ se aposta irreversivelmente nas energias alternativas, continuando-se a sugar o planeta até ao seu ‘tutano’. Quem tem medo de investir nas energias renováveis?

Sem comentários: