21/01/2008

Reciclagem de óleos usados

Há muito que “Os Verdes” vêm insistindo na reciclagem e reutilização dos óleos alimentares 1.
Os óleos de fritar usados, tal como os óleos de automóvel usados, quando lançados no meio ambiente (redes de esgotos, solo, meio hídrico) provocam problemas de poluição das águas e solos. E mesmo sendo considerado um resíduo não perigoso, devido a oxidar em maior ou menor grau ao ar, os óleos, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, poluem os meios receptores hídricos e obstruem os filtros de gorduras existentes nas ETAR’S (Estações de Tratamento de Águas Residuais), sendo assim um obstáculo ao seu bom funcionamento. Mesmo assim, o principal destino dos óleos alimentares usados em Portugal, tem sido o envio para a rede de esgotos.
São produzidos anualmente em Portugal cerca de 125 mil toneladas de resíduos de óleos alimentares, dos quais apenas cerca de 3000 são recolhidos. Estes últimos têm sido utilizados para o fabrico de sabão, massa consistente lubrificante e rações para animais. Estas rações são prejudiciais para a saúde pública, uma vez que introduzem na cadeia alimentar humana diversos compostos tóxicos e mesmo cancerígenos, através de animais engordados por este tipo de produtos.
Após a sua utilização para a confecção de alimentos por fritura, são adicionados aos óleos uma série de elementos que vêm alterar as suas características, nomeadamente:
- Partículas em suspensão (exemplo: pão ralado, peles, ovo, etc.);
- A composição química por efeito do aquecimento acima de 180º C é alterada, passando a apresentar características polinsaturadas. Se o óleo for sujeito a um período demasiado grande de utilização a altas temperaturas a concentração de polinsaturados torna os produtos fritos com esses óleos prejudiciais à saúde humana;
- Quando o aquecimento é muito intenso, (acima de 250º C) o óleo começa a queimar apresentando fumos, fuligens e cinzas em suspensão que lhe conferem uma cor escura. Estas partículas podem ser também prejudiciais à saúde humana.
O destino pode ser a produção de biodiesel - um combustível que pode ser obtido a partir dos óleos alimentares usados -, que quando reciclado para obter um derivado, serve como combustível em mistura com o gasóleo (proporções de 5 a 30 % de biodiesel para 95 a 70% de gasóleo).
É por tudo isto que se diz que “1 litro de óleo alimentar usado contamina 1 milhão de litros de água…” 2.

Em Telheiras, a ART aconselha também como proceder à recolha 3:
- Guarde os óleos vegetais de cozinha usados (de milho, soja, girassol, colza, etc.) sem restos de cozinha, impurezas, nem água;
- Coloque numa garrafa de plástico (de qualquer capacidade), bem rolhada, e embrulhada num saco de plástico atado;
- Entregue na APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa - Rua Prof. Vieira de Almeida, 6, c/v (torre ao pé do Quiosque Verde), ou na Av. Rainha D. Amélia ou na sede da ART - Rua prof. Mário Chicó, 5 loja.
Note bem: Não coloque óleos minerais, sintéticos ou mecânicos. Apenas óleos vegetais.

1. Ver
http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=74&Itemid=36
2. Ver http://students.fct.unl.pt/~asm13771/Projecto_oleo/oleo_biodiesel.htm
3. Ver www.artelheiras.pt/pages/index2.php?page=noticias&section=recolha_oleos

1 comentário:

Anónimo disse...

Nosso uma ONG - Organização não Governamental,e estamos procurando parceiros em todo mundo para financiamento do nosso projeto.
A 15 anos coletamos,armazenamos e destinamso oleo e gordura usado para empresas ecologicamente correta, para produção de produtos que não voltem para a Natureza.Nosso objetivo é treinar e concientizar, ongs, cooperativas, comunidades, crianças e gerar emprego atraves da reciclagem de oleo e gordura usada. Somos Certificos e Certificamos a Empresas geradoras que doam esse para nos.
Espero que vcs possam nos ajudar, pois não temos nenhum recurso do governo, somos autosustentavel, mas precisamos de parceiros para que possamos aumentar nossa coleta e concientizar a todos a importancia da reciclagem de óleo.
Segue nosso telefone e email;
projetooleovivo.coleta@bol.com.br
55 11 4975 1010.

Atenciosamente,
Tatiana Marusso