05/01/2008

Renovação de carreiras

A Carris renova já a partir de hoje algumas das suas carreiras, introduzindo novos percursos por Lisboa, com o início da segunda fase da Rede 7. As inovações implicam mudanças em 14 carreiras.
A primeira fase de renovação da Rede 7 começara em Setembro de 2006. Esta segunda fase resulta na alteração de percurso de oito carreiras, no aumento de frequência de três destas e de outras cinco e na eliminação de uma, cujo percurso coincide totalmente com a rede do Metropolitano. Por exemplo, o autocarro 90, que fazia o percurso Santa Apolónia - Entrecampos, e inicialmente servira o aeroporto da Portela, será agora suprimido da rede.
“A primeira fase teve a ver com uma adaptação do serviço às mudanças existentes na cidade, mas a segunda está mais ligada à expansão do metropolitano”, disse o secretário-geral da Carris, referindo-se às recem-inauguradas estações de Santa Apolónia e Terreiro do Paço 1.

Autocarros com alteração de percurso:
Carreiras com aumento de frequência
36 Cais do Sodré - Odivelas
60 Martim Moniz - Cemitério da Ajuda
706 Terreiro do Paço - Santa Apolónia
714 Praça da Figueira - Outurela
45 Cais do Sodré - Prior Velho
746 Marquês de Pombal - Damaia
758 Cais do Sodré - Portas de Benfica
782 Cais do Sodré - Moscavide
25E R. Alfândega - Prazeres

Outras alterações:
Autocarros eliminados/encurtados
90 Santa Apolónia - Entrecampos
Designação anterior / Nova designação
2 Praça do Comércio - Bairro Serafina / 702 Marquês de Pombal - Bairro Serafina
6 Cais do Sodré - Santa Apolónia / 706 Terreiro do Paço - Santa Apolónia
9 Santa Apolónia - Campo de Ourique / 709 Terreiro do Paço - Campo de Ourique
713 Campolide - Praça do Comércio / 713 Campolide - Marquês de Pombal
45 Cais do Sodré - Prior Velho / 745 Santa Apolónia - Prior Velho
746 Santa Apolónia – Damaia / 746 Marquês de Pombal - Damaia
81 Praça do Comércio - Prior Velho / 781 Cais do Sodré - Prior Velho
82 Cais do Sodré – Moscavide / 782 Cais do Sodré - Moscavide
.
No entanto, esta nova remodelação já foi contestada por algumas Juntas, como as de Santo Estêvão, S. Miguel, Sé e São Vicente de Fora, que criticam sobretudo as perdas de carreiras em Alfama, um zona com população idosa e com dificuldades de mobilidade para subir e descer as longas escadas das estações do Metro 2.

1. Ver Metro 2008-01-04, p. 6
2. Ver http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/136821.html

2 comentários:

Espaço Verde disse...

Venho agredecer a informação. Já enviei um mail para o Grupo Parlamentar do PEV, aguardo agora por uma resposta.

Muito obrigada.

Susana Silva disse...

Pois, pois...Com tanta renovação, chega uma pessoa à paragem para apanhar o autocarro para o seu local de trabalho, e nada de autocarro! Depois pergunta-se ao bom do motorista porque é que o nosso "bus" desapareceu e ele nada nos informa...é sempre bom fazermos cara de parvos logo de manhã...e ainda com olhinhos de sono...