14/01/2008

Zonas urbanas com limite de 30 km hora

O limite máximo de circulação poderá vir a ser reduzido para 30 km/hora em centros urbanos, zonas residenciais e espaços com “forte presença de tráfego pedonal”.
Este objectivo, expresso na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), vai agora ser aprofundado por um grupo de trabalho em que participam estruturas como a Estradas de Portugal, Governos civis e Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Os resultados desde 1999 mostram que a sinistralidade dentro das localidades evoluiu “a um ritmo inferior à média e esse comportamento é mais acentuado no período mais recente”. Não admira, por isso, que a ENSR - que traça metas em duas fases, até 2011 e até 2015 - aponte objectivos mais ambiciosos dentro das localidades (-36,1% de mortes em 2015) do que fora delas (-21%).
Está prevista a introdução de dois conceitos, um deles totalmente inovador “Zonas 30 km/h” e “Zona residencial multifuncional”. A redução de velocidade será, promete o documento estratégico, acompanhado de medidas de acalmia de tráfego - ou seja, alterações físicas como a introdução de lombas ou semaforização e sinalização específicas 1.
Precisamente o que muitas cidades europeias já introduziram há décadas com bons resultados e alguns há muito vêm defendendo, embora lembrando que limitações de velocidade, por si só, não asseguram a redução efectiva das velocidades praticadas e da segurança de circulação pedonal 2.
Terão os municípios a audácia e o discernimento suficientes para implementar esta medida específica de acalmia de tráfego?

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