13/02/2008

Estacionamento para bicicletas e motas

A CML aprovou hoje por unanimidade uma proposta para a criação de lugares de estacionamento para bicicletas e motas junto aos interfaces dos transportes públicos e nos parques de estacionamento municipais a preços reduzidos.
Segundo a proposta dos vereadores do PCP, Ruben de Carvalho e Rita Magrinho, as direcções municipais de planeamento urbano e de segurança e tráfego são incumbidas de criar “áreas de estacionamento apetrechadas e dedicadas ao parqueamento de veículos de duas rodas, junto aos interfaces modais de transportes, jardins e parques, equipamentos colectivos e principais pólos comerciais”.
Os regulamentos dos parques municipais serão também alterados para “possibilitar a existência de locais de estacionamento para bicicletas, ciclomotores e motociclos nos parques de estacionamento municipais a preços reduzidos”.
De acordo com a proposta, a EMEL terá ainda de disponibilizar, de forma experimental, lugares “nos parques subterrâneos, espaços limitados, reservados ao parqueamento de veículos motorizados de duas rodas” 1.
Recorda-se que já em 2006 o agrupamento municipal de “Os Verdes” havia feito aprovar por Unanimidade na AML, uma recomendação para que a CML promovesse:
- “a instalação de parqueamentos para bicicletas nas entradas de alguns serviços públicos, de bibliotecas, de escolas, de jardins, bem como junto a pistas cicláveis, incentivando os lisboetas a usarem a bicicleta nas suas deslocações de casa para os transportes públicos e para os seus serviços;
- diligências necessárias junto dos diversos operadores de transportes em particular do ML, da CP e fluviais, no sentido de vir a ser criado um espaço próprio e seguro para estacionamento de bicicletas perto das entradas das suas estações, permitindo assim a sua integração e articulação com os demais modos de transportes na cidade;
- a sinalização, em cada parqueamento, da localização da rede ou a distância quilométrica até o estacionamento ciclável que lhe fica mais próximo” 2.
Espera-se que desta vez sejam finalmente implementadas as propostas da CDU unanimemente aprovadas na AML e na CML.

1 comentário:

Anónimo disse...

São sempre bem vindas as iniciativas que visem a criação de condições para as duas rodas (preferencialmente sem motor)tanto de circulação em segurança como de estacionamento em segurança.
Não posso, no entanto, deixar de criticar no entanto que esse estacionamento seja pago mesmo que a preços reduzidos)

Será que é mesmo necessário a tributação de estacionamento para as 2 rodas?