29/03/2008

Um musical ecológico

Quando um casal de mergulhadores resolve aventurar-se nas profundezas do mar, eis senão quando Neptuno, o rei dos mares, zangado com a poluição causada pelos humanos, resolve aprisioná-los. E depois... Bem, depois é preciso assistir à peça “Uma aventura no Fundo do Mar” com estreia marcada para domingo, às 16 horas, no Coliseu dos Recreios.
Trata-se de um musical encenado pela companhia Mar Encantado, que existe há três anos, mas só agora saltou para o palco. A peça tem uma “mensagem ambiental, de protecção da Natureza e preservação da água”. “Apesar de ter uma linguagem infantil, gostamos de dizer que é um espectáculo para crianças de todas as idades”.
Todos os cenários desta aventura são totalmente construídos a partir de lixo que a Mar Encantado reciclou e reutilizou para criar corais, algas, tubarões, polvos, rochas, entre outros elementos dos oceanos. Por serem pintados com tintas fluorescentes, a utilização de luzes negras produz um efeito “mágico e muito realista”, garante o responsável da companhia.
“As crianças que têm assistido a alguns ensaios ficam entusiasmadíssimas e durante 50 minutos não tiram os olhos da história”. As crianças são ainda desfiadas a construir brinquedos e outros objectos úteis para o dia-a-dia. “Fazemos workshops com crianças, que têm como base criar coisas úteis a partir do lixo”. Por exemplo, “com um pouco de imaginação, uma garrafa transforma-se num tubarão”. “Ao mesmo tempo, tentamos sensibilizá-las e educá-las para as questões de preservação do ambiente, através da reciclagem”, insistiu o responsável.
Embarque também neste projecto ecológico musical. Tanto no Coliseu como fora de Lisboa, pois até ao final do ano vai ser possível assistir a este musical não só na capital, mas também noutras zonas do país.

Ver Metro 2008-03-28, p. 10

Sem comentários: