11/05/2008

Alterações climáticas originam epidemias sazonais

As alterações climáticas podem potenciar, em Portugal, o aparecimento de novas doenças e o ressurgimento de algumas que têm vindo a diminuir, como a febre da carraça. O número de casos registados tem vindo a descer nas últimas décadas, à medida que as populações abandonam o meio rural, mas os aumentos da temperatura previstos podem favorecer as condições para o reaparecimento desta patologia.
A febre da carraça do centro da Europa está inclusive a preocupar os organizadores do Euro 2008, que vai jogar-se na Suíça e na Áustria já no próximo mês, pois a febre da carraça da Europa central é uma patologia que pode surgir nos meses quentes, sobretudo depois do período das chuvas.
Segundo a subdirectora-geral da Saúde, a febre escaronodular ou mediterrânica é uma zoonose que afecta os países mediterrânicos. O nome “remete para a erupção que fica no local onde a carraça faz a inoculação, uma espécie de crosta escura”. “O problema não são as carraças, mas o que têm no interior. São esses microorganismos que provocam a doença”.
Geralmente as carraças preferem alimentar-se de pequenos mamíferos, aves e répteis, mas ocasionalmente também picam humanos. A febre é causada por um parasita, a rickettsia conorii, que é transmitida ao homem pela carraça. No caso da encefalite da Europa central, trata-se de um vírus que afecta o sistema nervoso central.
O número de casos tem vindo a cair nos últimos anos, com excepção de 2004, mas a febre da carraça continua a ser a doença com características sazonais e regionais mais notificada em Portugal, potenciada agora pelas próprias alterações climáticas.
“Se for detectada a tempo, não é problemática, tem uma evolução benigna e pode ser tratada com antibióticos”, explica a médica. A doença tem um período de incubação de três a sete dias e manifesta-se com febre, dores musculares e de cabeça, náuseas, vómitos e perda de apetite.
Mas o melhor é apostar na prevenção, quer da doença, quer lutando contra as causas que propiciam as alterações climáticas.

Ver
http://dn.sapo.pt/2008/05/11/sociedade/febre_carraca_aumenta_aquecimento_gl.html

Sem comentários: