12/05/2008

CRIL vai afectar milhares de cidadãos

O Partido Ecologista “Os Verdes” em conjunto com uma Comissão de Moradores de Santa Cruz e da Damaia deslocaram-se, hoje aos respectivos bairros, para discutirem os impactos do novo troço da CRIL.
José Miguel Gonçalves, deputado do Partido Ecologista “Os Verdes”, afirmou que há um “incumprimento” no que foi estipulado na declaração de impacto ambiental e, no que consta no novo projecto, que segundo o deputado, “irá prejudicar directamente a qualidade de vida de milhares de pessoas residentes na Damaia, Alfornelos, Venda-nova (Amadora) e no Bairro de Santa Cruz de Benfica”.
“Este novo troço terá 4 vias em cada sentido sendo a grande parte do troço a céu aberto, o que desde logo, constituirá um obstáculo físico por não estar previsto um canal de passagem para as pessoas”, afirma. José Miguel Gonçalves alerta para os impactos negativos do novo troço, que não só infringe as condições mínimas de segurança rodoviária, como trará ainda mais tráfego para aquela área. “Um dos objectivos desta obra é permitir uma maior fluidez no trânsito, atendendo que a velocidade tem de ser reduzida o próprio objectivo da obra é por si contraditório”, defende o deputado.
Lamenta ainda o facto de o Governo ter desprezado a proposta alternativa de Falagueira traçado que o PEV considera ser o mais viável por se tratar de um espaço que não está urbanizado. Para o deputado, o actual projecto adjudicado para a conclusão da CRIL (ligação nó da Buraca-Pontinha) “não respeita as recomendações existentes para este tipo de vias, pondo em causa a eficiência e a segurança rodoviária, assim como o Ambiente e a qualidade de vida de milhares de Cidadãos”, garante.
A Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica acusa o Governo de “proteger empreendimentos futuros de uma elite minoritária”, onde estão envolvidas mais de uma dezena de empresas construtoras e está prevista uma área de construção de mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) metros quadrados.

Ver Lusa doc. nº 8317613, 12/05/2008 - 19:25

Sem comentários: