15/06/2008

Dia Europeu do Vento

Hoje, dia 15 de Junho, comemora-se o poder do vento em toda a Europa. O que significa este dia?
O ano de 2007 ficou marcado como o ponto de viragem na política energética da Europa. Na sequência de propostas apresentadas pela Comissão Europeia, os Chefes de Estado e de Governo comprometeram-se com metas concretas na redução das emissões da UE, reagindo deste modo às crises climática e energética, assim como ao apelo dos cidadãos europeus por mais energia limpa.
A Associação Europeia da Energia Eólica - European Wind Energy Association, EWEA - e os seus parceiros aproveitaram o primeiro dia do vento, celebrado em 15 de Junho de 2007, como um modo de promover junto dos cidadãos europeus a energia eólica como uma peça essencial na luta contras as crises climática e energética.
Este ano a iniciativa alarga-se a Portugal com um conjunto de acções dinamizadas pelo Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, INEGI, e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, APREN, em colaboração com diversos parceiros.
Pretende-se com este Dia Europeu do Vento de 2008:
Promover a energia eólica como fonte renovável de energia;
Explicar o papel da energia eólica na solução para as crises climática e energética;
Encorajar os cidadãos europeus a aderir à ‘electricidade verde’.
Em Portugal, o Dia Europeu do Vento inclui visitas a parques eólicos, concursos de desenho e fotografia, conferências, palestras, oficinas e muito mais.
O Dia Europeu do Vento constitui por isso a ocasião ideal para se aprender mais sobre a energia eólica, apoiar e promover esta energia limpa.

Ver
http://diadovento.inegi.up.pt/info.asp?id=2

Sem comentários: