06/06/2008

Toneladas de lixo a RiR

“Isto, hoje, é uma brincadeira”, diz-nos o responsável operacional da CML pela limpeza do parque da Bela Vista, onde decorre o festival Rock in Rio.
Eram quase 2h00 da manhã e o concerto no domingo tinha terminado há pouco mais de uma hora. Todo o espaço em volta do Palco do Mundo, a tribuna principal, encontrava-se coberto de lixo. Mas, nem metade era comparado com o final do concerto de 6ª fª, em que foram recolhidas mais de 14 toneladas, observa o técnico municipal.
A noite estava fria. Pelas 2h15 chega um camião com sete máquinas sopradoras a que outros tantos homens logo deitam as mãos: três têm rodas, as outras quatro serão transportadas às costas. Alguns varredores, poucos, vão juntando embalagens, enquanto os seguranças ‘expulsam’ os últimos fãs.
A noite não terminara. Quem quiser permanecer na Bela Vista, àquela hora, tem de se dirigir para o palco Electrónica, onde é possível ‘curtir’ até às 4h00. Neste palco, com um espaço em volta muito menor, ainda milhares de jovens se movem com sons metálicos.
Às 8h00, o parque da Bela Vista está totalmente de cara lavada. Como se nada tivesse acontecido antes. Excepto para os desolados moradores dos bairros envolventes que, em vão, tentaram adormecer. Eles de certeza que não RIR(am).

Sem comentários: